Perfil funcional de adultos com deficiência visual adquirida

Autores

  • Marina Menezes Born
  • Karla da Silva Pereira
  • Gabriela Cordeiro Corrêa do Nascimento Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p244-249

Palavras-chave:

Baixa visão, Cegueira, Classificação internacional de funcionalidade, Incapacidade e saúde, Atividades cotidianas.

Resumo

A perda da visão pode ocorrer em qualquer fase da vida, acarretando impactos referentes ao enfrentamento da nova condição, à identidade do sujeito e ao desempenho de suas atividades cotidianas. Frente a isso, buscou-se verificar se é possível traçar o perfil funcional de adultos com deficiência visual adquirida que frequentam uma instituição de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência visual do município de Curitiba-PR, por meio de pesquisa documental, quantitativa, de caráter exploratório-descritivo. Para coleta e análise dos dados foi utilizado um roteiro baseado nos conceitos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Foram analisados 27 registros, sendo que 33,3%(ƒ=9) apontaram restrições no cuidado pessoal; 88,8% (ƒ=24), na vida doméstica; 7,4%(ƒ=2) no trabalho; 33,3% no lazer (ƒ=9); e 81,5% (ƒ=22) na mobilidade. Foi possível obter indícios do perfil funcional desses sujeitos, no entanto, para um perfil mais detalhado, os dados documentais mostraram-se insuficientes. Os resultados encontrados permitiram uma reflexão sobre o tema, propondo novos estudos nesta área.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Menezes Born
    Terapeuta ocupacional graduada pela Universidade Federal do Paraná.
  • Karla da Silva Pereira
    Terapeuta ocupacional graduada pela Universidade Federal do Paraná.
  • Gabriela Cordeiro Corrêa do Nascimento, Universidade Federal do Paraná
    Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná na área de Desenvolvimento e contextos escolares.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Born, M. M., Pereira, K. da S., & Nascimento, G. C. C. do. (2015). Perfil funcional de adultos com deficiência visual adquirida. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(2), 244-249. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p244-249