Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção

Autores

  • Amanda Dourado Fernandes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Thelma Simões Matsukura Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p216-224

Palavras-chave:

Saúde mental, Adolescente, Questionários, Terapia ocupacional.

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender, sob a perspectiva de adolescentes usuários do CAPSi e de membros de sua rede de suporte social, os contextos de inserção e as relações sociais presentes no dia a dia desses jovens. Participaram treze adolescentes entre 12 e 18 anos e quinze membros de sua rede de suporte social. O estudo foi realizado em um CAPSi, localizado em uma cidade de grande porte no interior do Estado de São Paulo. Para coleta de dados utilizou-se dois formulários, um para a caracterização do serviço e outro para registro de dados pessoais; dois roteiros de entrevistas semiestruturadas, um aplicado com os adolescentes e outro com os membros da rede de suporte social. Para a análise dos dados adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam para a desvinculação da escola, limitação das atividades de lazer e relações sociais praticamente restritas ao contexto do CAPSi. Considera-se que o estudo acrescenta ao focalizar sobre as relações sociais e os contextos de inserção a partir do reconhecimento do dia a dia dos adolescentes em sofrimento psíquico, e deve contribuir para reflexões acerca das ações junto a essa população, além de fornecer elementos para as formulações de políticas públicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Dourado Fernandes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
    Terapeuta ocupacional. Mestre em terapia ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Atua como professora Assistente A do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar.
  • Thelma Simões Matsukura, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
    Pós-doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP; atua como professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar e como docente do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, ambos da UFSCar.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Fernandes, A. D., & Matsukura, T. S. (2015). Adolescentes no CAPSi: relações sociais e contextos de inserção. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(2), 216-224. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p216-224