Estratégias grupais voltadas aos familiares de pessoas com necessidades decorrentes do uso de substâncias psicoativas: uma revisão narrativa

Autores

  • Helton Alves de Lima
  • Elisabete Ferreira Mângia Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina - FMUSP, Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p294-300

Palavras-chave:

Prática de grupo/tendências, Família, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Assistência à saúde mental.

Resumo

O estudo apresenta e discute tendências de estratégias grupais voltadas aos familiares de pessoas que fazem uso prejudicial de substâncias psicoativas atendidas em serviços de saúde mental, identifica as perspectivas teóricas adotadas, suas modelagens e papel no contexto da organização do processo de cuidado. Foi desenvolvida a revisão narrativa a partir da leitura de artigos e capítulos de livros em língua portuguesa especializados. Foram consultadas as bases BVS, BVS Psicologia, SciELO e Lilacs, e selecionados seis artigos e três capítulos de livros. A partir dos conteúdos identificados, definiu-se os seguintes campos temáticos: contexto de desenvolvimento da estratégia grupal, perspectiva teórica, modelagem das estratégias e o papel das estratégias grupais no cuidado aos familiares. As principais ancoragens teóricas e técnicas identificadas foram as estratégias psicoeducativas e as de apoio e ampliação de rede sócio relacional. Discute-se a importância e as potencialidades de tais estratégias na atenção às famílias, como estas respondem às necessidades de ampliação do acesso das famílias aos serviços, ao suporte social e emocional, e à compreensão sobre uso prejudicial de substâncias psicoativas e seus tratamentos. A escolha e a adoção das metodologias das estratégias grupais devem acontecer por meio de processos de reflexão das equipes, considerando as necessidades apresentadas pelos familiares. Deve também pautar-se pelo reconhecimento das histórias de vida e singularidades dos sujeitos, evitar o olhar exclusivamente intervencionista sobre a doença e priorizar a produção de vínculos e autonomia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helton Alves de Lima

    Psicólogo, formação em Saúde Coletiva (IS-SESSP) e Saúde Mental, Álcool e outras Drogas com ênfase em Dependência Química pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP. E-mail: lima.helton@gmail.com.

  • Elisabete Ferreira Mângia, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina - FMUSP, Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

    Profª Drª do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP

Downloads

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Lima, H. A. de, & Mângia, E. F. (2015). Estratégias grupais voltadas aos familiares de pessoas com necessidades decorrentes do uso de substâncias psicoativas: uma revisão narrativa. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(2), 294-300. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p294-300