Opinião de mães e professoras sobre o uso de um protocolo de observação do desempenho de crianças com deficiência física

  • Mariana Dutra Zafani Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília
  • Sadao Omote Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília
  • Luciana Ramos Baleotti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília
Palavras-chave: Percepção, Desempenho motor e de processo, Deficiência física, Mães, Professoras, Desempenho psicomotor, Pessoas com deficiência, Docentes, Crianças com deficiência/educação.

Resumo

Objetivou-se descrever e analisar a opinião de mães e de professoras sobre o uso do Protocolo de Observação do Desempenho de Crianças com Deficiência Física na Realização de Atividades de Pintura e Colagem. Participaram 13 mães e 13 professoras de crianças com deficiência física. As participantes tinham duas tarefas. Primeiro, preencher o Protocolo com base na observação de uma filmagem da criança desempenhando uma atividade de pintura e colagem. Na sequência, responder a um roteiro de entrevista que tinha como objetivo identificar as suas opiniões acerca do uso deste Protocolo. Os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados sugerem que o Protocolo é de fácil preenchimento e de linguagem acessível para ambos os grupos. O seu uso representou uma possibilidade para identificar informações referentes ao desempenho da criança que, em alguma medida, podem contribuir para a atuação do professor e dos pais frente à realização de atividades escolares.

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Publicado
2016-07-01
Como Citar
Zafani, M., Omote, S., & Baleotti, L. (2016). Opinião de mães e professoras sobre o uso de um protocolo de observação do desempenho de crianças com deficiência física. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(1), 36-41. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p36-41
Seção
Artigo Original