Síndrome de Burnout em professores universitários

Autores

  • Lilian Dias Bernardo Massa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Talita Silvério de Souza Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Isabela Sebastian Vieira Barbosa Sá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Bárbara Costa de Sá Barreto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Pedro Henrique Tavares Queiroz de Almeida Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional
  • Tatiana Barcelos Pontes Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p180-189

Palavras-chave:

Esgotamento profissional/psicologia, Esgotamento profissional/etiologia, Docentes, Saúde ocupacional, Estresse psicológico/etiologia, Estresse psicológico/terapia.

Resumo

O estudo investigou os sinais indicativos da Síndrome de Burnout professores de ensino superior, bem como as estratégias de enfrentamento utilizadas para manter-se na atividade laboral. Participaram 49 professores. Foi aplicada a Escala de Caracterização de Burnout e um questionário para obtenção dos dados demográficos e identificação das estratégias de enfrentamento. Os dados foram analisados e apresentados em estatísticas descritas e a regressão logística foi usada para verificar a associação entre as variáveis demográficas e Burnout. Os resultados apontam que cerca de um quarto dos participantes apresentou sintomas compatíveis com a Síndrome de Burnout. A desumanização foi o item com maior
percentual de alto nível, reportada por 30,6% dos professores. Tendo em vista o caráter multifatorial da síndrome de Burnout, é importante compreender os fatores laborais e psicossociais que podem estar associados ao adoecimento, pois isso pode contribuir para a inserção dos docentes em intervenções voltadas para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

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Biografia do Autor

  • Lilian Dias Bernardo Massa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
    Terapeuta Ocupacional, doutoranda em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Professora do Curso de Terapia Ocupacional do IFRJ, atualmente em exercício provisório no curso de TO da UFPR.
  • Talita Silvério de Souza Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
    Bolsista do projeto de pesquisa, curso de graduação em Terapia Ocupacional do IFRJ
  • Isabela Sebastian Vieira Barbosa Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
    Bolsista do projeto de pesquisa, curso de graduação em Terapia Ocupacional do IFRJ
  • Bárbara Costa de Sá Barreto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
    Bolsista do projeto de pesquisa, curso de graduação em Terapia Ocupacional do IFRJ
  • Pedro Henrique Tavares Queiroz de Almeida, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional
    Professor Assistente - Universidade de Brasília – Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ceilândia
  • Tatiana Barcelos Pontes, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional
    Professora Adjunto - Universidade de Brasília – Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ceilândia

Publicado

2016-08-17

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Síndrome de Burnout em professores universitários. (2016). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(2), 180-189. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p180-189