Programa de Atenção Integral à Saúde do Artista de Performance: relato da experiência desenvolvida em um serviço universitário em Minas Gerais

Autores

  • Ronise Costa Lima Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Talita Naiara Rossi da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gisele Beatriz de Oliveira Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Gabriel Marques Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosana Ferreira Sampaio Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leonardo Lobão Lacerda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p221-227

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Música, Doenças ocupacionais/prevenção & controle, Assistência integral à saúde, Exposição ocupacional/efeitos adversos, Serviços de saúde do trabalhador.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência cujo objetivo foi apresentar o Programa de Atenção Integral a Saúde do Artista de Performance do Serviço Especializado em Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e relatar as ações desenvolvidas pela equipe interdisciplinar. As ações compreendem avaliação clínico-ocupacional, incluindo análise da atividade com o instrumento musical; visitas técnicas aos
locais de trabalho, assistência individual ou atividades em grupo e, ações educativas e preventivas, como a elaboração de um folheto informativo e workshops sobre a saúde do músico. De dezembro de 2009 a maio de 2015 foram atendidos 122 músicos, sendo a
maioria instrumentistas, do sexo masculino, com média de idade de 32 anos. As reavaliações e os relatos dos trabalhadores assistidos demonstraram que os objetivos do programa vêm sendo alcançados, principalmente no que diz respeito ao autogerenciamento das estratégias de enfrentamento dos riscos de adoecimento no trabalho. Para dar sustentação científica aos resultados, foi elaborado um protocolo sistematizando as atividades em grupo, que se encontra em fase de avaliação. Espera-se que a experiência do SEST com relação a saúde do músico possa auxiliar outros profissionais e serviços a se organizar frente as demandas deste coletivo.

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Biografia do Autor

  • Ronise Costa Lima, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação. 

    Escola de Educação Fisica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

    Universidade Federal de Minas Gerais

  • Talita Naiara Rossi da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG
  • Gisele Beatriz de Oliveira Alves, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG
  • João Gabriel Marques Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professor Adjunto da Faculdade de Medicina.
  • Rosana Ferreira Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora Associada do Departamento de Fisioterapia da UFMG
  • Leonardo Lobão Lacerda, Universidade Federal de Minas Gerais
    Violinista da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG.
  • Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFMG.

Publicado

2016-08-17

Edição

Seção

Relatos sobre projetos e experiências

Como Citar

Programa de Atenção Integral à Saúde do Artista de Performance: relato da experiência desenvolvida em um serviço universitário em Minas Gerais. (2016). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(2), 221-227. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p221-227