Terapia ocupacional e oncologia pediátrica: caracterização dos profissionais em centros de referência no Estado de São Paulo

Autores

  • Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Fernanda Brioschi Soares Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Mirela de OLiveira Figueiredo Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Cristiane Miryam Drumond de Brito Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p36-45

Palavras-chave:

Oncologia, Neoplasias, Criança, Terapia ocupacional.

Resumo

O terapeuta ocupacional auxilia o paciente e a família a enfrentar e compreender o processo corporal e psíquico que a criança poderá passar a partir do momento que recebe o diagnóstico do câncer. No dia a dia visa melhorar a qualidade de vida da criança por meio de reabilitação, prevenção de sequelas, manutenção das atividades inerentes a faixa etária, além de proporcionar a (re)descoberta de capacidades e habilidades. O presente estudo teve por objetivo caracterizar os terapeutas ocupacionais que atuam na oncologia pediátrica do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal e com abordagem quanti-qualitativa. A amostra se constituiu por 11 profissionais que atuam em instituições oncológicas. A coleta de dados ocorreu via internet, por questionário semiestruturado com questões fechadas e abertas sobre a formação e prática do profissional. Os profissionais participantes da pesquisa foram todos do sexo feminino, a faixa etária prevalente foi dos 25 aos 35 anos e a conclusão da graduação com maior incidência foi nos anos de 1980 e 2008. A abordagem terapêutica ocupacional predominante entre os profissionais teve como base o referencial da Terapia Ocupacional Dinâmica. As intervenções dos profissionais preconizam o trabalho multiprofissional, utilizam as brinquedotecas como local de intervenção e trabalham com uma diversidade de materiais em diferentes tipos de atividades. O quantitativo de terapeutas ocupacionais foi reduzido apesar de existirem 101 instituições que oferecem o tratamento oncológico. O tipo de atuação descrita pelos terapeutas ocupacionais denota responder aos preceitos da política de saúde no cuidado integral e ampliado.

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Biografia do Autor

  • Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional
    Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (1989), Especialização em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Psicomotricidde GAE/São Paulo (1992) e em Neuropediatria pela UFSCar (2006), Mestre (2000) e Doutora (2008) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela UFSCar. Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem USP-RP, 2014. Desde 2002 é docente efetiva (atualmente Adjunto IV) do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar. Atua na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional, principalmente, nos temas: Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares, Desenvolvimento Infantil, Brincar, Atividades e Recursos Terapêuticos. Credenciada no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Gestão da Clínica (2010) com atuação na atividade curricular Práticas em Saúde e Gestão do Cuidado e Linha de Cuidado e Apoio Matricial, na linha de pesquisa Gestão do Cuidado em Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (2014), na linha de pesquisa Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária, ambos na UFSCar.
  • Fernanda Brioschi Soares, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Terapeuta Ocupacional. Pós Graduada em Terapia Ocupacional aplicada à Neurologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Residente Multiprofissional em Saúde Urgência e Trauma PUC Campinas
  • Mirela de OLiveira Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional

    Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003) e Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Centro de Investigações em Pediatria da Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Com experiência prática nas áreas de deficiência sensorial e cognitiva. Atua na interface entre saúde e educação enfocando nos temas intervenção com crianças com baixa visão e/ou com dificuldades de aprendizagem e suas respectivas famílias, considerando que o conceito de saúde supera os limites do enfoque orgânico e que a análise e intervenção na área requer o alcance das dimensões sociopolíticas, econômicas e legislativas envolvidas. A profissional possui publicações na área disponíveis em:

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4539520H6

  • Cristiane Miryam Drumond de Brito, Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Terapia Ocupacional
    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de SP (1999) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2004). Foi docente titular desde 1999 a 2006 na Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos e desde 2001 a 2006 no Centro Universitário Monte Serrat em Santos. No ano de 2006 à 2011 atuou como docente adjunto da Universidade Federal de São Carlos, com projetos de extensão e pesquisa que faz um interface entre processos criativos de artista, cultura e Terapia Ocupacional. Também possui projetos de pesquisa em saúde mental e na atenção básica de saúde. Atuou como Docente-Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Familia e Comunidade da UFSCar. Atualmente está vinculada como Docente Associada junto ao Depatamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos do Lazer, Coordenadora e pesquisadora do Centro Regional de Referências em Drogas -CRR-MG.

Publicado

2017-06-08

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Terapia ocupacional e oncologia pediátrica: caracterização dos profissionais em centros de referência no Estado de São Paulo. (2017). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 28(1), 36-45. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p36-45