Medida da Participação e do Ambiente - Crianças e Jovens (PEM-CY)

adaptação transcultural para o uso no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p237-245

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Inquéritos e Questionários, Atividades Cotidianas, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

Resumo

Introdução: A Medida da Participação e do Ambiente - Crianças e Jovens (PEM-CY) é um instrumento que avalia a participação desses indivíduos nos ambientes da casa, da escola e da comunidade, a partir da percepção de seus pais e/ou responsáveis. Objetivo: Adaptar culturalmente a PEM-CY para o português do Brasil. Método: O processo de adaptação transcultural foi composto por cinco estágios: (I) Adaptação inicial para o português do Brasil; (II) Síntese das versões; (III) Retrotradução; (IV) Comitê de especialistas; (V) Compreensão pelos pais e retrotradução para aprovação final. Resultados: As adaptações implementadas visaram favorecer a fluência na leitura, bem como facilitar a interpretação e compreensão do questionário. O título sofreu alteração e alguns termos foram substituídos nas instruções para pesquisa. Mais exemplos foram adicionados a algumas atividades das seções de participação e ambiente dos três ambientes, e algumas palavras foram alteradas para expressões mais equivalentes à linguagem popular. Conclusão: A versão adaptada para o português do Brasil disponibiliza um instrumento inovador de avaliação da participação e do ambiente de crianças e jovens que poderá ser utilizado em diferentes cenários de prática e pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Élida Rayanne Viana Pinheiro Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi

    Parte da dissertação de Mestrado “Adaptação transcultural e validação para o uso no Brasil da Medida da Participação e do Ambiente - Crianças e Jovens (PEM-CY)”, de Élida R. V. P. Galvão, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Resultados parciais desta pesquisa apresentado no II Congreso Latinoamericano de Desarrollo Infantil y Discapacidad, Buenos Aires, Argentina, 16-17.11.2017.
    Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi / Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Santa Cruz, RN, BR. 

  • Ana Paula Martins Cazeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Departamento de Terapia Ocupacional

    Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, BR. 

  • Ana Carolina De Campos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Fisioterapia

    Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, BR. 

  • Egmar Longo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi

    Curso de Fisioterapia e Programas de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Santa Cruz, RN, BR. 

Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Galvão, Élida R. V. P., Cazeiro, A. P. M., De Campos, A. C., & Longo, E. (2018). Medida da Participação e do Ambiente - Crianças e Jovens (PEM-CY): adaptação transcultural para o uso no Brasil. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(3), 237-245. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p237-245