Facilitadores e barreiras no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais: a percepção das educadoras

Autores

  • Paola de Mattos Ribeiro de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Letícia Rocha Dutra Universidade Federal de Minas Gerais
  • Poliana Pires Torres Melo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Márcia Bastos Rezende Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p186-193

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Inclusão escolar, Educação.

Resumo

A inclusão educacional ganhou força após a Declaração de Salamanca em 1994. Nesse contexto, toda criança, independente de sua condição, passou a ter direito de frequentar escolas regulares. Ao se considerar que cabe ao terapeuta ocupacional contribuir com o processo de inclusão, o presente estudo teve por objetivos conhecer a percepção dos professores sobre os facilitadores e as barreiras relacionadas ao processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais. O estudo qualitativo foi realizado entre fevereiro e dezembro de 2011, numa escola municipal de ensino infantil de Belo Horizonte, com dez educadoras que lecionavam para crianças deficientes. A amostra foi selecionada por conveniência, os participantes responderam a uma entrevista aberta, e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Foram definidas três categorias analíticas: “A inclusão sobre diversos olhares”, “Não é por minha causa que a inclusão escolar não acontece” e “Eu faço a minha parte”. O discurso das educadoras flagra uma diversidade de conceitos sobre inclusão escolar, sobre fatos que agem como dificultadores e sobre as estratégias que utilizam para contribuir com tal processo. Concluiu-se que para que ocorra uma transformação da realidade escolar e social, a inclusão escolar precisa ser entendida como uma filosofia em que haja participação de todos.

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Biografia do Autor

  • Márcia Bastos Rezende, Universidade Federal de Minas Gerais
    Terapeuta Ocupacional, Doutora em Ciências Biológicas, Professora Adjunta do Depto de Terapia Ocupacional, UFMG

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Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Facilitadores e barreiras no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais: a percepção das educadoras. (2015). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(2), 186-193. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p186-193