Suporte de Leitura: desenvolvimento de um protótipo para auxílio a pessoas com baixa visão – testes preliminares

Autores

  • Fernanda M. Rodrigues M. Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcus Vinícius Bortolus Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Engenharia Mecânica
  • Áquila Loran Nolasco
  • Emanuel Reis de Melo
  • Mariana Borges Viotti
  • Renata M. Lopes
  • Adriana Maria Valladão Novais Van Petten Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p288-293

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Baixa visão, Desenho de equipamento, Tecnologia de baixo custo.

Resumo

A baixa visão é uma condição intermediária entre a visão normal e a cegueira, secundária a um acometimento irreversível do sistema visual, acarretando prejuízos no desempenho e na realização de determinadas atividades. Para minimizar esses problemas, é recomendada a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva. O objetivo deste trabalho foi fazer um relato do desenvolvimento de um protótipo de Suporte de Leitura (SL) e descrever os resultados dos testes preliminares. Quanto ao aspecto metodológico, foi feito um levantamento dos diferentes dispositivos de auxílio para indivíduos com baixa visão disponíveis no mercado e definiu-se pela construção do protótipo do Suporte de Leitura, que contemplasse as necessidades ergonômicas do usuário, com baixo custo, de fácil acesso, dentro do conceito de design universal. Os resultados obtidos foram: suporte de leitura composto por uma base de sustentação, um tampo reclinável facilitando a portabilidade e trilhos para movimentação do suporte da lente. Concluiu-se que o equipamento desenvolvido possui aspectos positivos, como melhor manutenção da postura, boa usabilidade, portabilidade considerável e boa viabilidade ergonômica. Contudo será fundamental dar continuidade aos testes do equipamento com a população-alvo para garantir a usabilidade e aplicabilidade reais do dispositivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda M. Rodrigues M. Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais
    Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcus Vinícius Bortolus, Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Engenharia Mecânica

    Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG; Coordenador do projeto de extensão PARAMEC da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: borta@demec.ufmg.br

  • Áquila Loran Nolasco
    Aluno de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Emanuel Reis de Melo
    Aluno de graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Mariana Borges Viotti
    Aluna de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Renata M. Lopes
    Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
  • Adriana Maria Valladão Novais Van Petten, Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Terapia Ocupacional
    Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Relatos sobre projetos e experiências

Como Citar

Ferreira, F. M. R. M., Bortolus, M. V., Nolasco, Áquila L., Melo, E. R. de, Viotti, M. B., Lopes, R. M., & Van Petten, A. M. V. N. (2015). Suporte de Leitura: desenvolvimento de um protótipo para auxílio a pessoas com baixa visão – testes preliminares. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(2), 288-293. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p288-293