O brincar de crianças com deficiência física: contribuição da terapia ocupacional

Autores

  • Brenda Antunes de Figueiredo Universidade Federal da Paraíba
  • Daniele da Silva Souza Universidade Federal da Paraiba
  • Ângela Cristina Dornelas da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p29-35

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Brincar, Desenvolvimento infantil, Deficiência física, Jogos e brinquedos, Pessoas com deficiência.

Resumo

O estudo objetivou investigar as contribuições da Terapia Ocupacional para a promoção do brincar de crianças com deficiência física a partir da perspectiva dos pais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida no período de outubro a novembro de 2014. As informações foram coletadas por meio de entrevista com o pai ou mãe de crianças com deficiência física. Por meio da análise de conteúdo observou-se que os pais passaram a valorizar o brincar no cotidiano das crianças após as orientações dos terapeutas ocupacionais, reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento e evolução do tratamento da criança. Os pais perceberam que a Terapia Ocupacional criou possibilidades para o brincar da criança em casa e que isto contribuiu para uma maior interação familiar. Os resultados sugerem que mesmo quando os terapeutas orientam o brincar com objetivo de melhorar habilidades das crianças, eles contribuem para que esta ocupação faça parte do cotidiano familiar, possibilitando uma maior interação entre os entes.

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Biografia do Autor

  • Brenda Antunes de Figueiredo, Universidade Federal da Paraíba
    Aluna do Curso de graduaçao em Terapia Ocupacional da UFPB; Aluna voluntária do Programa Institucional de Iniciaçao Científica- PIVIC
  • Daniele da Silva Souza, Universidade Federal da Paraiba
    Aluna do Curso de graduaçao em Terapia Ocupacional da UFPB; Aluna voluntária do Programa Institucional de Iniciaçao Científica- PIVIC
  • Ângela Cristina Dornelas da Silva, Universidade Federal da Paraíba
    Terapeuta Ocupacional, Docente do Departamento de Terapia Ocupacional/ UFPB. Mestre em Ciências da Saúde. Doutora em Saúde Pública.

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Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

O brincar de crianças com deficiência física: contribuição da terapia ocupacional. (2016). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(1), 29-35. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p29-35