Além da opinião: três possíveis definições da crítica de dança

Autores

  • Henrique Rochelle Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p84-96

Palavras-chave:

Crítica de dança, Recepção, Mediação, Opinião.

Resumo

A partir de uma incursão teórica que investiga relatos do fazer crítico e análises de suas características – desde os anos 1960 e até o presente –, um panorama histórico (e crítico) do entendimento da crítica de dança é traçado, articulando e exemplificando três possibilidades de definição dessa atividade a partir de sua forma, sua estrutura e suas funções, que a colocam num espaço além do domínio da simples pessoalidade de uma opinião e evidenciam sua importância enquanto atividade de mediação entre públicos e obras de arte.

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Biografia do Autor

  • Henrique Rochelle, Universidade Estadual de Campinas

    Mestre e Doutorando em Artes da Cena, e Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas, investiga Teoria e Crítica de Dança, e a Dança como Linguagem. Foi professor de História da Dança, organizou e participou de eventos nacionais e internacionais de pesquisa, tendo recebido o Graduate Scholar Award na University of California Berkeley.

    Contribuiu com a Enciclopédia Dança em Rede da São Paulo Companhia de Dança, fez parte da equipe de pesquisa histórica da produção dos DVDs de 45 anos do Balé da Cidade de São Paulo, e trabalhou com diversas companhias de dança, nacionais e internacionais, como pesquisador e teórico. É autor do site Da Quarta Parede, que publica textos de teoria, crítica e historiografia de dança. 

    Seu Doutorado é financiado pela FAPESP no Brasil e para um estágio de pesquisa junto à Université Paris 8, desenvolvido em 2015.

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Além da opinião: três possíveis definições da crítica de dança. (2016). Sala Preta, 16(2), 84-96. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p84-96