Cinésica Marcária

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco
  • Sérgio Carvalho Benício de Mello Universidade Federal de Pernambuco
  • Suélen Matozo Franco Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v6i1p23-39

Palavras-chave:

marcas, consumo, movimentos cinésicos, etnografia da comunicação

Resumo

Cada vez mais as marcas têm sido reconhecidas como unidades de sentido, capazes de oferecer dotar de significados o universo de consumo. No entanto, a área de marketing tende a assumir esses significados como algo corporativamente gerido, passível de controle pelas organizações, pressupondo um consumidor passivo. O presente estudo entende a marca como um signo linguístico, que recebe significados diversos em seus contextos de uso. Alinhada a essa visão pragmática, realizamos uma etnografia da comunicação, investigando marcas em seu contexto de uso linguístico. Dentre os diversos aspectos passíveis de observação, detivemo-nos nos movimentos cinésicos, assumindo que o corpo possui uma linguagem que participa no processo de significação. Nossos achados apontam para como o corpo contribui para a significação das marcas, uma abordagem inovadora em relação à literatura vigente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE). Pesquisador do Lócus de Investigação em Economia Criativa. Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

  • Sérgio Carvalho Benício de Mello, Universidade Federal de Pernambuco
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE). Pesquisador do Lócus de Investigação em Economia Criativa. Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.
  • Suélen Matozo Franco, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE). Professora substituta do Departamento de Ciências Administrativas da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2014-06-03