Do uso de celebridades em publicidade

  • Celso Figueiredo Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Yan Prado Lopes Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: publicidade, retórica, celebridade, autoridade, branding

Resumo

Diversas marcas têm se utilizado de celebridades para anunciarem seus produtos. O presente trabalho tem por objetivo, a partir do referencial teórico da retórica e do levantamento bibliográfico nacional e internacional, estabelecer um sistema de categorização das celebridades de maneira que se perceba uma tipologia das celebridades, categorizadas por importância no sentido de valor na construção de marcas. Entende-se que tão mais eficaz será uma mensagem quanto mais crível for seu ethos. Dentre os elementos que compõem o ethos de uma marca um dos mais diretos, claramente discerníveis e amplamente utilizados é a celebridade. A subdivisão das autoridades utilizadas em publicidade é aqui proposta em três grupos: stricto, lato e presença conforme características das celebridades e sua relação com marca, produto e mensagem publicitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Figueiredo Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professor pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, líder do grupo de pesquisa Pario, editor da revista Inovcom.
Yan Prado Lopes Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduando em Publicidade e Propaganda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, bolsista do programa de Iniciação Científica, PIBIC Mackenzie. 

Publicado
2014-06-03