A orkutização das marcas: Disputas midiatizadas de distinção e pertencimento entre as classes sociais

  • Alhen Rubens Silveira Damasceno Universidade de São Paulo
  • Rafael Grohmann FIAM-FAM
Palavras-chave: comunicação, classes, distinção, marca, orkutização

Resumo

O presente estudo visa entender como as classes estão em conflito no meio social e têm nas marcas o ápice dessas disputas distintivas midiatizadas. Tal fenômeno tem ligação com a distinção das marcas por um núcleo pequeno e elitista da sociedade versus a popularização por parte de uma camada que enxerga na aquisição das marcas de luxo um lugar ao sol na possibilidade de inserção e pertencimento dentro da sociedade. Buscamos compreender as relações de distinção e pertencimento e as classes.

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Biografia do Autor

Alhen Rubens Silveira Damasceno, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo sob a orientação da Profª Dra Clotilde Perez. Publicitário formado pela Universidade Federal do Ceará. Membro do GESC3 – Grupos de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA/USP. 

Rafael Grohmann, FIAM-FAM
Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor do curso de Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário (Complexo Educacional FMU) e do curso de pós-graduação lato-sensu em Mídias e Redes Sociais da Universidade Anhembi Morumbi. Membro do Centro de Pesquisas em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP).
Publicado
2014-06-03