Uma análise de conteúdo de peças publicitárias de marcas consideradas sustentáveis em paralelo com fatores importantes na decisão de compra

  • Janaina Calazans Universidade de Pernambuco
  • Rafael Lucian
  • Ana Raquel Izidio
  • Gêsa Karla Cavalcanti Universidade de Pernambuco
Palavras-chave: sustentabilidade, marcas, decisão de compra

Resumo

As mudanças nos hábitos de consumo da sociedade vem fazendo com que o termo sustentabilidade esteja cada vez mais presente nas peças publicitárias, para tanto se faz necessária uma revisão de estratégias para uma incorporação efetiva desse conceito. Esse trabalho tem como objetivo realizar uma análise de marcas consideradas sustentáveis realizando um paralelo entre os resultados obtidos e os fatores importantes para a decisão de compra afim de perceber a ênfase dada aos mesmos dentro dos anúncios das marcas analisadas. Na realização desse trabalho utilizaram-se duas formas de pesquisa o grupo focal e a análise de conteúdo, o objetivo foi trabalhar os conceitos de modo a ter pontos de vistas diferenciados, o do consumidor e o do produtor de propaganda. Concluiu-se que a maioria dos anúncios das marcas analisadas tratam de conceitos mais relacionados ao posicionamento sustentável da empresa, sendo assim o que se pode perceber foi que boa parte dos consumidores do grupo focal não vê o modo como a empresa trata dos produtos em si como sustentáveis, sendo assim os mesmo acabam não sendo relevantes para a decisão de compra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Calazans, Universidade de Pernambuco
Doutora em Comunicação Social pelo PPGCOM/UFPE. Professora do Mestrado Profissional em Gestão Empresarial na FBV/DeVry.
Rafael Lucian
Doutor em Gestão Organizacional pela UFPE. Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa. Professor do Mestrado Profissional em Gestão Empresarial. Faculdade Boa Viagem.
Ana Raquel Izidio
Graduada em Comunicação Social pela FBV/DeVRY.
Gêsa Karla Cavalcanti, Universidade de Pernambuco
Mestranda em Comunicação Social pelo PPGCOM/UFPE.
Publicado
2014-06-03