Diretrizes para pensar a midiatização dos rituais de consumo nas telenovelas brasileiras

Autores

  • Rosana Mauro Universidade de São Paulo
  • Eneus Trindade Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v6i2p255-260

Palavras-chave:

telenovela, midiatização, consumo, rituais de consumo, mídia

Resumo

O artigo busca contextualizar a telenovela nos estudos que abordam a midiatização, de modo geral, e, mais especificamente, a midiatização do consumo. O objetivo é trazer possíveis desdobramentos de pesquisa sobre o assunto pela perspectiva da representação dos rituais cotidianos de consumo nas telenovelas. Pretende-se discutir, brevemente, estudos que trazem novos horizontes de pesquisa na área, como o do pesquisador Andreas Hepp (2014), e suas possíveis aplicabilidades na telenovela brasileira.

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Biografia do Autor

  • Rosana Mauro, Universidade de São Paulo
    Doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2014). Especialista em Comunicação Organizacional - Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (2007). Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2005).
  • Eneus Trindade, Universidade de São Paulo
    Professor Livre Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA/USP. Possui pós-doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal. Doutor e Mestre em Comunicação pela ECA/USP. Docente do PPGCOM/ECA/USP na área de teoria e pesquisa em comunicação e Vice-coordenador do Grupos de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo CNPq/ECA/USP.

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Publicado

2014-12-09

Como Citar

Diretrizes para pensar a midiatização dos rituais de consumo nas telenovelas brasileiras. Signos do Consumo, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 255–260, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v6i2p255-260. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/105706.. Acesso em: 28 mar. 2024.