Perspectivas ontológicas dos games no século XXI

Autores

  • Luís Carlos Petry Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v7i1p85-108

Palavras-chave:

game, metaverso, ontologia, topofilosofia, Myst, Bioshock

Resumo

A presente proposta situa-se em um processo de pesquisa que vem sendo desenvolvido no PPG da PUCSP, Tecnologias da Inteligência e Design Digital, dentro do qual investigamos, conjuntamente com nossos orientandos e outros colegas, as relações existentes entre o conceito de desenvolvimento de games e metaversos, com as inúmeras discussões e contextualizações realizadas por pesquisadores do digital no que tange a presença de conceitos ontológicos em sua constituição e processo2. Situamos o conceito de ontologia digital e sua incidência na pesquisa dos metaversos e games. Apresentamos algumas ideias normativas sobre a questão, relacionando-as a proposta de uma análise que leve em conta os pressupostos ontológicos que estão presentes na conceitualização e no desenvolvimento de um game. A partir de uma delimitação provisória do conceito de Worldbuilding (enquanto conceito de formação de mundo no campo dos games) organiza os dois casos modelos. Finalmente, indica a importância que um pensar orientado ontologicamente pode desempenhar, não somente para uma compreensão mais contextualizada dos games e metaversos, mais igualmente para aqueles que se engajam em seus processos de concepção e desenvolvimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luís Carlos Petry, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Pesquisador e professor no Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (MD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (PUCSP). Formação em Filosofia Hermenêutica com Ernildo Stein (UFRGS/PUCRS). Formação em psicanálise no Centro de Estudos Freudianos do Brasil. Doutor em Comunicação e Semiótica (2003), pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Pesquisador do NuPHG, Núcleo de Pesquisa em Hipermídia e Games da PUCSP. Autor do Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da PUCSP. Consultor para assuntos games e hipermídia da FTC (Portugal).

Downloads

Publicado

2015-07-15

Como Citar

Perspectivas ontológicas dos games no século XXI. Signos do Consumo, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 85–108, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v7i1p85-108. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/111275.. Acesso em: 28 mar. 2024.