Do consumo de marcação à marcação do consumo: #riachuelo e a moda midiatizada

  • Lívia Silva de Souza Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Consumo, midiatização, circulação, moda, Riachuelo

Resumo

O consumo midiatizado caracteriza-se pela crescente relevância da mídia na formação de práticas de consumo (Trindade e Perez, 2014). Na circulação nas redes digitais, tais práticas se manifestam de formas singulares, na passagem de uma sociedade do consumo de marcação (Douglas e Isherwood, 2013) para uma sociedade centrada no consumidor, que cria sentidos nos seus usos e na marcação de seu consumo. Aqui, dirigimos nosso olhar para a marca de moda Riachuelo, a partir dos usos da hashtag #riachuelo na rede social Instagram.

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Biografia do Autor

Lívia Silva de Souza, Universidade de São Paulo
Mestre e Doutoranda pelo PPGCOM / ECA / USP, na linha de pesquisa de Usos e Consumos Midiáticos nas Práticas Sociais. Membro do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. Sócia da ABP2 - Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. Docente no Centro Universitário FIAM-FAAM.
Publicado
2016-07-27