Booktrailers: novas formas de consumir livros e micronarrativas que capturam o leitor

Autores

  • Dora Carvalho Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i1p36-45

Palavras-chave:

discursos publicitários, narrativas, consumo, livros, booktrailers

Resumo

Os booktrailers são hoje uma das estratégias de divulgação de lançamentos literários no mercado, a fim de atrair o leitor para as tramas apresentadas nas novas obras. A partir de conceitos como bricolagem, ready-made, gêneros discursivos da publicidade, narrativas e memória, este estudo propõe uma discussão sobre as formas utilizadas pelos publicitários para persuadir o leitor a consumir novos livros. Os autores que nos ajudam nesta análise são João Anzanello Carrascoza, José Ortega y Gasset, John Thompson, Colin Campbell, Lluís Duch, Albert Chillón y Fredric Jameson. 

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Biografia do Autor

  • Dora Carvalho, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Jornalista, doutoranda em Comunicação e Práticas do Consumo pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero. Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Consumo e Arte do PPGCOM-ESPM.

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Publicado

2017-06-07

Como Citar

Booktrailers: novas formas de consumir livros e micronarrativas que capturam o leitor. Signos do Consumo, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 36–45, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v9i1p36-45. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114797.. Acesso em: 19 abr. 2024.