Onde vivem os objetos: a composição mágico-totêmica da narrativa publicitária na campanha “A revolução na sua garagem” da marca Honda

  • Hertz Wendel de Camargo Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Aryovaldo de Castro Azevedo Junior Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: totem, consumo, narrativa publicitária

Resumo

A partir dos pressupostos dos estudos antropológicos do consumo – relacionados às estruturas mágico-totêmicas da narrativa publicitária – e das relações míticas entre o homem e o objeto, este artigo, em essência, apresenta uma interpretação plausível para um filme que compõe a campanha 2016 para o carro Honda HR-V, desenvolvida pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, cujo mote é “A revolução na sua garagem”.

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Biografia do Autor

Hertz Wendel de Camargo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Doutor em Estudos da Linguagem (UEL); mestre em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Unicamp); professor adjunto do curso de Publicidade e Propaganda da UFPR; professor permanente do PPGCOM-UFPR, professor do PPGL-Unicentro. Líder do grupo de pesquisa ECCOS - Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade.
Aryovaldo de Castro Azevedo Junior, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social e PPGCOM da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutor em Multimeios IAR/UNICAMP. Pesquisador nos grupos ECCOS (Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade) e CEL (Comunicação Eleitoral) da UFPR.
Publicado
2016-07-27