Semiótica aplicada: campanha publicitária Journey, com Angelina Jolie, sob o espectro da teoria peirceana

  • Carolina Boari Caraciola FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO (FAPCOM)
Palavras-chave: Publicidade, semiótica peircena, luxo, Louis Vuitton.

Resumo

O presente artigo analisará uma peça da campanha publicitária Journey, da marca de luxo Louis Vuitton, estrelada pela atriz Angelina Jolie, sob o prisma da semiótica de extração peirceana. A análise da publicidade, sob o espectro da teoria semiótica, permite explicitar o potencial comunicativo do anúncio a que se refere, uma vez que as estratégias semióticas utilizadas por uma marca são fatores essenciais à sua constituição como marca, sendo, portanto, de fundamental importância para a compreensão de sua natureza, perfil e efeitos emocionais e funcionais.

Palavras-chave: publicidade, semiótica peircena, luxo, Louis Vuitton.

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Biografia do Autor

Carolina Boari Caraciola, FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO (FAPCOM)
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com a tese “Evolução, significados e marketing publicitário do luxo. Estudo de caso da marca Louis Vuitton sob o prisma da semiótica”. Pesquisadora do mercado de luxo. Atua como docente no curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM).
Publicado
2016-07-27