Dependência mobile: a relação da nova geração com os gadgets móveis digitais

Autores

  • Edmundo Brandão Dantas Universidade de Brasília. Faculdade de Comunicação
  • Priscila Valim Carneiro Vidal Universidade de Brasília. Faculdade de Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v8i2p67-84

Palavras-chave:

Comunicação, Mídia móvel, Smartphone, Geração Z, Geração Y

Resumo

O artigo aborda a relação das gerações Z e Y com os dispositivos móveis digitais, sintetizando as descobertas verificadas a partir de estudo exploratório e descritivo realizado sobre a interação de ambas com o smartphone. A intenção do estudo foi verificar se a geração Z apresenta maior grau de dependência a esses dispositivos do que a geração Y. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foi realizada pesquisa de campo, com aplicação de questionários no Distrito Federal, com abordagem quantitativa e qualitativa, bem como é apresentada a análise de relatos de dois indivíduos pertencentes à geração Z que foram impedidos de utilizar seus celulares por um período. O resultado sugere que há maior dependência da geração Z, embora a diferença não seja tão expressiva.

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Biografia do Autor

  • Edmundo Brandão Dantas, Universidade de Brasília. Faculdade de Comunicação

    Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

  • Priscila Valim Carneiro Vidal, Universidade de Brasília. Faculdade de Comunicação

    Graduação em publicidade pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Dependência mobile: a relação da nova geração com os gadgets móveis digitais. Signos do Consumo, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 67–84, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v8i2p67-84. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122003.. Acesso em: 28 mar. 2024.