Consumo colaborativo: perspectivas, olhares e abordagens para um conceito em construção

  • Ana Cirne Paes de Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Karla Regina Macena Pereira Patriota Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Consumo, Consumo colaborativo, Bibliometria.

Resumo

Apesar de evidente nas práticas contemporâneas de consumo e comunicação, o que se convencionou chamar de “consumo colaborativo” ainda agrupa uma série de questionamentos e reflexões em torno de sua semântica. Este artigo, ancorado na perspectiva bibliométrica, analisa os trabalhos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes/MEC e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que contenham em sua proposta de pesquisa a expressão “consumo colaborativo” para investigar de que modo os pesquisadores brasileiros abordam o conceito e, em seguida, problematiza suas postulações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cirne Paes de Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Cidade Alta. Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, sob orientação da professora doutora Karla Patriota.

Karla Regina Macena Pereira Patriota, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-Doutorado pela University of Cambridge, doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta 4 do curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado
2017-12-22