“Dona dessa beleza”: empoderamento feminino, corpos diferentes e inclusão no discurso publicitário da Avon

  • Leonardo Mozdzenski Universidade Federal de Pernambuco
  • Keliny Cláudia da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Liliana Barros Tavares Universidade Federal de Pernambuco COM Acessibilidade Comunicacional
Palavras-chave: Publicidade, Empoderamento feminino, Corpos diferentes, Inclusão, Beleza.

Resumo

Nesta pesquisa, objetivamos investigar os “discursos da diferença” que emergem no domínio publicitário e trazem representações de corpos diferentes. Para tanto, adotamos os princípios da Análise Crítica do Discurso para examinar a campanha publicitária “Dona dessa beleza”, da Avon, protagonizada por corpos não hegemônicos – negros, transexuais, plus size e com deficiências –, e que também se encontra disponível em uma versão com acessibilidade. As discussões teóricas sobre o empoderamento feminino, o corpo não normativo e a inclusão social baseiam-se em Fairclough, McRobbie, Hoff, León, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Mozdzenski, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. Integrante do Grupo de Pesquisa As narrativas da publicidade híbrida e os novos papéis do consumidor, coordenado pelo prof. dr. Rogério Covaleski.

Keliny Cláudia da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Pernambuco. Integrante do Grupo de Pesquisa As narrativas da publicidade híbrida e os novos papéis do consumidor, coordenado pelo prof. dr. Rogério Covaleski.

Liliana Barros Tavares, Universidade Federal de Pernambuco COM Acessibilidade Comunicacional

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Pernambuco. Audiodescritora e Gestora da COM acessibilidade comunicacional (Recife/PE).

Publicado
2017-12-22