Desvendando o consumo ritualístico dos bailes de debutante

  • Stephanie Duarte Estéban Universidade de São Paulo
  • Olga Maria Coutinho Pépece Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Ritual, Consumo, Comportamento do consumidor, Baile de debutante

Resumo

Este estudo buscou identificar os pressupostos que compõem o baile de debutante, um consumo repleto de significados que movimenta grandes cifras econômicas e a respeito do qual a pesquisa sobre o consumidor carece de conhecimento. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, realizou-se a análise de conteúdo para interpretação dos dados. O estudo permitiu identificar que o baile de debutante na contemporaneidade tem como principal motivação a ostentação do poder aquisitivo da família da aniversariante e busca não mais um casamento para a jovem, mas aumentar suas redes de contatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stephanie Duarte Estéban, Universidade de São Paulo
Advogada formada pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrado em Administração pelo programa de pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Olga Maria Coutinho Pépece, Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado e doutorado em Administração com ênfase em Comportamento do Consumidor pela Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta do programa de pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2018-01-15