Pintura de paisagens amazônicas: o design vernacular em Mosqueiro (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i2p79-91

Palavras-chave:

Design vernacular, Comunicação, Pintura de paisagens, Midiatização, Amazônia

Resumo

A experiência comunicacional e estética na Amazônia chamada de design vernacular faz parte das reflexões deste artigo. Trata-se de desenhos de letras, ilustrações e paisagens pintados à mão que, baseados na cultura popular, objetivam suprir as necessidades comunicacionais do comércio informal onde se originam. Parte-se da seguinte inquietação: De que forma o design vernacular, na sua modalidade paisagística, expressa a cultura amazônica? Exploram-se os conceitos de mediação e midiatização, e como estes influenciam as pinturas locais. A pesquisa se apoiou em Martín-Barbero, Hepp, Hjarvard, Trindade e Perez, Martino, dentre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natália Cristina Rodrigues Pereira, Universidade Federal do Pará

    Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom-UFPa). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Mídias Alternativas na Amazônia (UFPa-CNPq).

  • Célia Regina Trindade Chagas Amorim, Universidade Federal do Pará

    Pesquisadora em pós-doutoramento na Universidade de Coimbra, Portugal. Núcleo de estudos: Democracia, Cidadania e Direito do Centro de Estudos Sociais (CES). Professora doutora do PPGCom/Facom da UFPa. Coordenadora do projeto Cidadania comunicativa: desafios, lutas e direitos compartilhados na Amazônia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Mídias Alternativas na Amazônia (UFPa-CNPq).

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Pintura de paisagens amazônicas: o design vernacular em Mosqueiro (PA). Signos do Consumo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 79–91, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v10i2p79-91. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/141230.. Acesso em: 29 mar. 2024.