Pensando o fã e o consumo

dinâmicas e relações em franquias transmidiáticas

  • Diego Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Carolina Almeida Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Fernanda Alves Ramos Cabral Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Puc
Palavras-chave: Consumo, Franquia transmidiática, Fã, Mídia profunda

Resumo

Este trabalho pretende tratar da cultura fã e a sua relação com franquias transmidiáticas contemporâneas, passando pela noção de consumo imersivo. Para tal, visitamos as ideias de Henry Jenkins, Carlos Alberto Scolari, Frank Rose, Arnoud e Thompson. Nossa pretensão, então, é propor uma possível categoria advinda da cultura fã, bem como um modelo de análise da dinâmica do fã, dentro de franquias transmidiáticas.

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Biografia do Autor

Diego Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Graduado em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Marketing do Fanshawe College em London (ON | Canadá).

Ana Carolina Almeida Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade da Amazônica (Unama-PA), com especialização em audiovisual pela UNA-MG. É professora do Instituto de Educação Continuada (PUC Minas), e do Centro Universitário UniBh, além de sócia-fundadora da produtora Jamboo Transmídia.

Publicado
2019-07-31