Tendências sobre publicidade e Consumo em revistas científicas da comunicação Qualis A2 entre 2006 e 2017

Publicidade e consumos digitais em foco

Palavras-chave: Publicidade, Consumos, Mídias Digitais, Teorias, Metodologias

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados qualitativos da coleta de dados das revistas classificadas no estrato Qualis Capes A2 em Comunicação – o mais qualificado no contexto brasileiro –, para discutir o espaço do subcampo publicidade e consumo no foco do digital no que diz respeito aos autores, às instituições, aos seus assuntos e às perspectivas teórico-metodológicas dos artigos publicados entre 2006 e 2017. A metodologia da coleta de dados é inspirada no trabalho de Kim, Hayes, Avant e Reid. Os resultados mostram uma presença pequena da publicidade propriamente dita, mas um grande avanço das questões de circulação, usos e consumos midiáticos de mídias, marcas, produtos culturais e serviços digitais. As pesquisas são majoritariamente exploratórias e qualitativas, no espectro do que se pode denominar como estudos de mídia.

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Biografia do Autor

Eneus Trindade, Universidade de São Paulo

Professor associado da Universidade de São Paulo (USP), livre-docente em Comunicação Publicitária, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e na graduação em Publicidade e Propaganda. Vice-coordenador do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da USP e bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq.

Publicado
2019-07-31