Trocadilho: o primo da criação publicitária

Autores

  • Celso Figueiredo Neto PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v3i2p137-152

Palavras-chave:

humor, publicidade, retórica, criação publicitária

Resumo

Este artigo visa a resgatar o trocadilho como ferramenta retórica de criação publicitária amplamente utilizada, com frequência como recurso humorístico, nem sempre bem recebida pelos criativos e intelectuais. Uma análise da presença do humor na publicidade, bem como do uso extensivo de trocadilhos textuais e visuais, justifica uma abordagem mais minuciosa do fenômeno. O levantamento bibliográfico indica que os critérios existentes não servem ao propósito de verificar o potencial persuasivo dos trocadilhos, para tanto, propomos como critérios a eficácia e a originalidade para avaliar as referidas figuras de linguagem. Por eficácia entenderemos a capacidade dos múltiplos sentidos do trocadilhos contribuírem para a construção do sentido; por originalidade, o afastamento do universo dos clichês que esvazia a riqueza semântica do fenômeno.

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Biografia do Autor

  • Celso Figueiredo Neto, PUC-SP
    Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professor pesquisador do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, faz parte do núcleo estruturante do Mestrado em Comunicação dessa Universidade.

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Publicado

2011-12-10

Como Citar

Trocadilho: o primo da criação publicitária. Signos do Consumo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 137–152, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v3i2p137-152. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41807.. Acesso em: 29 mar. 2024.