A Linguagem das Mercadorias

  • Lucia Santaella PUC-SP
  • Winfried Nöth Universidade de Kessel
Palavras-chave: mercadoria, signos, linguagem, sistema

Resumo

Mercadorias têm sido estudadas pela economia, economia política e, evidentemente, pelo marketing. Tendo como base a semiótica, ciência geral de todos os tipos de signos e seus respectivos modos de produzir sentido, este artigo visa analisar as mercadorias em sua natureza e funcionamento de linguagem. Para isso, depois de examinar as teorias semióticas das mercadorias e as abordagens antropológicas, as mercadorias são apresentadas como signos em uma visão pluralista. Assim, a mercadoria é contemplada como signo utilitário, como signo comercial e como signo sociocultural. Por fim, são analisados os processos de semiotização por que passam as mercadorias e a linguagem da mercadoria como um sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Santaella, PUC-SP
Professora Titular da PUC-SP junto ao Progarma de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Winfried Nöth, Universidade de Kessel
Professor Titular da Universidade de Kessel na Alemanha
Publicado
2009-06-16