Rebeldia para consumir: imagens jovens na publicidade

  • Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho Universidade Católica de Brasília
Palavras-chave: jovem, publicidade, televisão, significados, valores

Resumo

Este artigo discute significados de imagens de jovens na publicidade da década de 80, a partir da análise do comercial Passeata, criado para a marca Staroup. Considera a permanência da televisão na preferência da juventude brasileira e baseia-se em conceitos da Semiótica da Cultura – como texto – e da Teoria das Representações Sociais – como ancoragem e objetivação –, complementados pela geração de significados a partir de oposições binárias entre valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho, Universidade Católica de Brasília
Doutorando em Psicologia pelo IP–UnB, mestre em Comunicação pela FAC–UnB e professor do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília – UCB. O artigo é produto do Projeto de Pesquisa Consumidores de Sonhos?, vigente na UCB, no ano de 2007.
Publicado
2009-06-16