Receptores Imaginados: Os Sentidos do Popular

Autores

  • Maria Salett Tauk Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v1i1p115-127

Palavras-chave:

culturas populares, estudos culturais, recepção, hibridização cultural

Resumo

O texto apresenta, de forma resumida, os resultados de uma pesquisa empírica sobre os sentidos do popular. A partir da abordagem teórica sobre as culturas populares, na perspectiva dos estudos culturais contemporâneos, partiu-se para um estudo que analisa os sentidos do popular em segmentos que, pela atividade laboral, estão na condição de popular ou mantêm alguma relação ou compromisso com este. O confronto entre os aportes teóricos e os sentidos que o popular adquire nos domínios do empírico demonstra algumas coincidências: o caráter de desigualdade como operam as culturas populares. Entretanto, revela um certo descompasso: o empírico conceitua o popular na relação cultura hegemônica, culturas populares; a teoria avança para compreender o popular contemporâneo nos processos de hibridização, explosão e dispersão de referências culturais.

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Biografia do Autor

  • Maria Salett Tauk Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local – Posmex da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

2009-06-16

Como Citar

Receptores Imaginados: Os Sentidos do Popular. Signos do Consumo, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 115–127, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v1i1p115-127. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42768.. Acesso em: 28 mar. 2024.