Signos do design de interiores: interfaces entre uso, consumo e arte

  • Miquelina Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
  • Rossana Gaia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
  • Patrícia Lins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
  • Áurea Rapôso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Palavras-chave: design, globalização, sustentabilidade

Resumo

Este trabalho analisa o design de interiores como uma das mais vigorosas formas de comunicação da contemporaneidade, através da relação homem-objetos ambientes e homemobjetos do desejo. Aborda as interações perceptivas e cognitivas relacionadas aos objetos de uso e/ou de desejo. Discute a importância do design dos objetos e seus significados, vinculando-a ao processo de industrialização, ao consumo e ao diferencial do produto enquanto signo que personifica. Aqui, também discutido enquanto objeto de luxo. O desejo do consumo, no momento atual de crise econômica global, requer ainda refletir sobre a sustentabilidade do planeta e o compromisso dos profissionais deste campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miquelina Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Arquiteta e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFAL), especialista em Design Estratégico (CESMAC), coordenadora de Design do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas  (IFAL), professora dos cursos de design dessa instituição e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Design e Estudos Interdisciplinares.
Rossana Gaia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Jornalista, Drª. em Linguística (UFAL), Mestre em Educação (UFPB), especialista em Literatura Brasileira (UFAL), professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas  (IFAL) na Coordenadoria de Design, líder do Grupo de Pesquisa Design e Estudos Interdisciplinares, membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).
Patrícia Lins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Arquiteta e Urbanista, Mestre em Engenharia de Produção (UFPB), professora do IFAL na Coordenadoria de Design, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Design e Estudos Interdisciplinares (CNPq/IFAL).
Áurea Rapôso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Arquiteta e Urbanista, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFAL), especialista  em Iluminação e Design de Interiores (UCB-RJ), professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) na Coordenadoria de Design, líder do Grupo de Pesquisa Design e Estudos Interdisciplinares (CNPq/IFAL) e pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Design Social e Ecodesign (CNPq/INT-RJ).
Publicado
2010-06-03