A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarctica

Autores

  • Priscila Azeredo da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Sandro Tôrres de Azevedo Universidade Estácio de Sá
  • Thaiane Moreira de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Guilherme Nery Atem Universidade Federal Fluminense
  • Laura Martini Bedran Universidade Federal Fluminense
  • Mariana Ayres Tavares Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v2i2p154-169

Palavras-chave:

pedagogia do consumo, história da publicidade, estratégias de marca, experiência

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como a publicidade ensina ao consumidor modos de usar os objetos de consumo. Tal abordagem irá privilegiar as transformações ocorridas no aspecto estratégico da comunicação publicitária da marca, tangenciando questões relacionadas a experiência. Para isso, a pesquisa recorre, a título de objeto de análise, à periodização de três momentos da publicidade do Guaraná Antarctica: nos anos 1920, nos anos 1990 e nos anos 2000.

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Biografia do Autor

  • Priscila Azeredo da Silva, Universidade Federal Fluminense
    Graduada em História pela UFF. Mestranda do PPGCOM da UFF.
  • Sandro Tôrres de Azevedo, Universidade Estácio de Sá
    Mestre em Comunicação pela UFRJ-ECO. Professor da UNESA e da UVA.
  • Thaiane Moreira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense
    Graduada em Comunicação Social pela UNESA. Mestranda do PPGCOM da UFF
  • Guilherme Nery Atem, Universidade Federal Fluminense
    Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ-ECO. Professor do Departamento de Comunicação Social da UFF e do PPGCOM da UFF. Líder do Grupo de Pesquisa “Retórica do Consumo”.
  • Laura Martini Bedran, Universidade Federal Fluminense
    Doutora em Comunicação pelo PPGCOM da UFF. Professora do Departamento de Comunicação Social da UFF.
  • Mariana Ayres Tavares, Universidade Federal Fluminense
    Graduanda e bolsista PIBIC em Publicidade, no Departamento de Comunicação Social da UFF.

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Publicado

2010-12-16

Como Citar

A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarctica. Signos do Consumo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 154–169, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v2i2p154-169. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44594.. Acesso em: 19 abr. 2024.