A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarctica

  • Priscila Azeredo da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Sandro Tôrres de Azevedo Universidade Estácio de Sá
  • Thaiane Moreira de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Guilherme Nery Atem Universidade Federal Fluminense
  • Laura Martini Bedran Universidade Federal Fluminense
  • Mariana Ayres Tavares Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: pedagogia do consumo, história da publicidade, estratégias de marca, experiência

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como a publicidade ensina ao consumidor modos de usar os objetos de consumo. Tal abordagem irá privilegiar as transformações ocorridas no aspecto estratégico da comunicação publicitária da marca, tangenciando questões relacionadas a experiência. Para isso, a pesquisa recorre, a título de objeto de análise, à periodização de três momentos da publicidade do Guaraná Antarctica: nos anos 1920, nos anos 1990 e nos anos 2000.

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Biografia do Autor

Priscila Azeredo da Silva, Universidade Federal Fluminense
Graduada em História pela UFF. Mestranda do PPGCOM da UFF.
Sandro Tôrres de Azevedo, Universidade Estácio de Sá
Mestre em Comunicação pela UFRJ-ECO. Professor da UNESA e da UVA.
Thaiane Moreira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense
Graduada em Comunicação Social pela UNESA. Mestranda do PPGCOM da UFF
Guilherme Nery Atem, Universidade Federal Fluminense
Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ-ECO. Professor do Departamento de Comunicação Social da UFF e do PPGCOM da UFF. Líder do Grupo de Pesquisa “Retórica do Consumo”.
Laura Martini Bedran, Universidade Federal Fluminense
Doutora em Comunicação pelo PPGCOM da UFF. Professora do Departamento de Comunicação Social da UFF.
Mariana Ayres Tavares, Universidade Federal Fluminense
Graduanda e bolsista PIBIC em Publicidade, no Departamento de Comunicação Social da UFF.
Publicado
2010-12-16