Relações qualitativas de consumo: os serviços de hotelaria direcionados ao público homossexual

  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Valdemar Siqueira Filho Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Juliana Pinheiro
Palavras-chave: Turismo, Hotel, Experiência de Consumo, Consumidor gay

Resumo

O mercado destinado ao público homossexual possui um papel de destaque na população brasileira. Observando a lacuna de estudos nessa área, esta investigação se propõe a examinar o seguinte problema de pesquisa: Quais são as respostas emocionais destes consumidores entrevistados durante a experiência de consumo nos hotéis? As respostas emocionais são reações de qualidade de sentimento dos consumidores provocadas pelos estímulos do ambiente de serviços, caso sejam julgadas pelos clientes como sendo positivas essas respostas, pode-se alcançar a sua fidelidade. Este artigo tomou como base uma pesquisa qualitativa realizada com homossexuais residentes na cidade do Recife. Os resultados indicaram que, dentre as respostas emocionais mais memoráveis, a sensação de liberdade, privacidade, tranquilidade e paz (qualidade de sentimento), conforto e relaxamento (respostas fisiológicas) foram as que mais se destacaram. Desse modo, percebeu-se que a experiência de consumo dos homossexuais está intimamente relacionada com os estímulos dos canais sensoriais (visão, audição, olfato e tato) e com os sentimentos provocados pelo ambiente.

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Biografia do Autor

Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE, docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Valdemar Siqueira Filho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Doutor em Comunicação e Semiótica  – PUC/SP, docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido  -UFERSA.
Juliana Pinheiro
Graduada em Hotelaria pela UFPE
Publicado
2010-12-16