O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja

  • Maria Inez Mateus Dota UNESP
  • Denise Fernandes Britto Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro
Palavras-chave: jornalismo, discurso, economia de mercado, consumo.

Resumo

As relações econômicas, somadas aos aspectos sociais, culturais e históricos, influenciam no processo jornalístico, desde o interesse por uma pauta até a edição final da notícia. Tendo em vista essa rotina, buscamos destacar como a economia de mercado está presente na materialidade discursiva da revista  Veja. Para tanto, analisamos os aspectos verbal e não-verbal de uma reportagem de Saúde publicada na revista, verificando o consumo como uma das finalidades jornalísticas da atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Inez Mateus Dota, UNESP
Doutora em Letras pela UNESP-Araraquara e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP, em Bauru, SP.
Denise Fernandes Britto, Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro
Jornalista  e Mestre em Comunicação pela UNESP-Bauru. Atualmente é professora nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Imesb (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro).
Publicado
2011-06-16