O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja

Autores

  • Maria Inez Mateus Dota UNESP
  • Denise Fernandes Britto Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v3i1p28-43

Palavras-chave:

jornalismo, discurso, economia de mercado, consumo.

Resumo

As relações econômicas, somadas aos aspectos sociais, culturais e históricos, influenciam no processo jornalístico, desde o interesse por uma pauta até a edição final da notícia. Tendo em vista essa rotina, buscamos destacar como a economia de mercado está presente na materialidade discursiva da revista  Veja. Para tanto, analisamos os aspectos verbal e não-verbal de uma reportagem de Saúde publicada na revista, verificando o consumo como uma das finalidades jornalísticas da atualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Inez Mateus Dota, UNESP
    Doutora em Letras pela UNESP-Araraquara e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP, em Bauru, SP.
  • Denise Fernandes Britto, Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro
    Jornalista  e Mestre em Comunicação pela UNESP-Bauru. Atualmente é professora nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Imesb (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro).

Downloads

Publicado

2011-06-16

Como Citar

O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja. Signos do Consumo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 28–43, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v3i1p28-43. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49998.. Acesso em: 28 mar. 2024.