Uma década de consumo de telefonia celular refletida na publicidade de uma marca

  • Silvio Koiti Sato FAAP
Palavras-chave: mobilidade, celular, propaganda, semiótica, branding

Resumo

ResumoNeste artigo, refletimos sobre o rápido desenvolvimento da telefonia móvel no Brasil na última década. Ao analisar a publicidade do setor neste período, identificamos como as alterações no cenário competitivo e nos serviços oferecido são refletidos na comunicação das marcas. O roteiro analítico teve como base a Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce e possibilitou identificar diferenças situacionais e evoluções no potencial de significados criados pela publicidade.

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Biografia do Autor

Silvio Koiti Sato, FAAP
Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Especialista em Administração de Empresas pela EAESP/FGV-SP. Bacharel em Comunicação Social pela ESPM-SP. Bolsista CAPES. Professor da Faculdade de Comunicação da FAAP.
Publicado
2012-12-04