Mídias e culturas populares contemporâneas: mediação e tutela

  • Maria Salett Tauk Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: mídia, culturas populares e cidadania

Resumo

O texto analisa a relação que se estabelece entre a mídia massiva e as culturas populares contemporâneas, no cenário de enfrentamento da desigualdade social e de construção da cidadania. A partir da análise de mensagens veiculadas pelo jornalismo impresso e audiovisual no Brasil, a pesquisa demonstra o papel tutelador assumido por essas mídias quando a audiência envolve populações de contextos populares. Assim, muda o sentido da comunicação entre a mídia e seus receptores. No lugar de falar para ou com as audiências populares, a mídia fala por elas ou em nome delas.

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Biografia do Autor

Maria Salett Tauk Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Jornalista, Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE; Coordenadora do GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.
Publicado
2013-06-21