Efeito Benjamin Button: a figura do idoso na representação da identidade de marcas contemporâneas

  • Flavia Igliori Gonsales Business School São Paulo
  • Sandra Souza Universidade de São Paulo
Palavras-chave: identidade de marca, símbolo gráfico, redesign, idoso, rejuvenescimento

Resumo

As marcas contemporâneas, além de identificar e diferenciar produtos e serviços, são capazes de estabelecer vínculos afetivos com seus públicos. No aspecto visual, as marcas manifestam sua identidade por meio de diversos elementos expressivos, entre eles o identificador visual nominativo (logotipo) e simbólico (símbolo, cor e grafismo). Neste artigo, foram analisadas quatro marcas populares e com décadas de existência, que utilizam a figura do idoso como elemento simbólico da identidade, figura que passou por sucessivos redesenhos a fim de causar um rejuvenescimento na imagem de marca - processo que pode ser denominado como efeito Benjamin Button (efeito BB).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Igliori Gonsales, Business School São Paulo

Graduada e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Celacc (ECA-USP). É professora de gestão de marcas em cursos de pós graduação da BSP - Business School São Paulo.

Sandra Souza, Universidade de São Paulo
Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA USP onde atua como docente e pesquisadora desde 1981, no curso de Comunicação Social, habilitação Propaganda e Publicidade. Lidera o GEIC, Grupo de Estudos da Imagem em Comunicação, e integra a Comissão de Estudo Especial da ABNT-CEE168 para Símbolos Gráficos.
Publicado
2013-06-21