Campanhas de combate ao Aedes aegypti na região amazônica: uma análise de atenção visual com o uso do eye tracker

Autores

  • Diogo Rógora Kawano Instituto Federal do Amapá
  • Ana Clara Amorim Jardim Universidade de São Paulo
  • Marcia Shimabukuro Universidade de São Paulo
  • Luan Matheus Gonçalves Rodrigues Instituto Federal do Amapá
  • Leandro Leonardo Batista Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i2p106-120

Palavras-chave:

Comunicação de risco, Eye tracking, Zika, Campanhas de saúde pública, Publicidade.

Resumo

Além de duas importantes doenças endêmicas presentes no Brasil (dengue e chikungunya), o país tem enfrentado nos últimos anos outro problema atrelado ao mosquito Aedes aegypti: o Zika vírus e uma de suas consequências, a microcefalia. Nesse cenário, embora haja muitos desafios, a comunicação de risco emerge enquanto estratégia fundamental para auxiliar no combate a essas doenças. Este trabalho tem o objetivo de analisar como as campanhas de combate ao mosquito Aedes aegypti veiculadas na região amazônica são percebidas pelos indivíduos. Para tanto, observou-se, com o auxílio do equipamento de rastreamento ocular eye tracker, de que modo alguns elementos da campanha, como título do anúncio, imagens e textos, além da identificação dos anunciantes, foram capazes de atrair a atenção visual dos participantes. Os principais resultados mostram que a saliência dos elementos, associada à sua forma de disposição na campanha, foram capazes de modular a atenção visual dos participantes, evidenciando que (i) a metodologia do eye tracking se mostrou assaz pertinente para os estudos de comunicação de risco e (ii) há gargalos no processo de planejamento desses conteúdos, que impactam diretamente a atenção dada a eles.

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Biografia do Autor

  • Diogo Rógora Kawano, Instituto Federal do Amapá

    Professor do Instituto Federal do Amapá. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Membro do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

  • Ana Clara Amorim Jardim, Universidade de São Paulo

    Discente do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

  • Marcia Shimabukuro, Universidade de São Paulo

    Discente do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

  • Luan Matheus Gonçalves Rodrigues, Instituto Federal do Amapá
    Discente do curso de Marketing do Instituto Federal do Amapá.
  • Leandro Leonardo Batista, Universidade de São Paulo

    Professor doutor em Comunicação Social pela University of North Carolina. Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Membro do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Campanhas de combate ao Aedes aegypti na região amazônica: uma análise de atenção visual com o uso do eye tracker. Signos do Consumo, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 106–120, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v9i2p106-120. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/140589.. Acesso em: 18 abr. 2024.