De portas abertas para o consumo

retórica da McDonald’s sob pressão

Autores

  • Leonardo Mozdzenski Universidade Federal de Pernambuco
  • Bruno Anselmo da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v11i2p84-97

Palavras-chave:

Consumo, Publicidade, Alimentação saudável, Discurso, Retórica

Resumo

O consumo de alimentos ligados à saudabilidade e sustentabilidade vem conquistando notoriedade midiática e valoração social e marcária positiva. Partindo desta constatação, propomos discutir este fenômeno alicerçando-nos nos preceitos da análise do discurso de linha francesa, com o objetivo de observar como as redes de restaurante fast-food buscam se reinventar neste novo cenário. Em particular, investigamos de que modo se dá a construção retórico-discursiva do ethos e do pathos na campanha publicitária McDonald’s Portas Abertas e quais efeitos de sentidos são aí evocados para persuadir o consumidor sobre a qualidade dos produtos da rede.

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Biografia do Autor

  • Leonardo Mozdzenski, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. Integrante do grupo de pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo (CNPq/ UFPE), coordenado pelo Prof. Dr. Rogério Covaleski.

  • Bruno Anselmo da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ilustrador e diretor de criação da Boracriar Comunicação e Arte. Integrante do grupo de pesquisa Religião, Comunicação e Consumo (CNPq/ UFPE), coordenado pela
    Profa. Dra. Karla Patriota Bronsztein.

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Publicado

2019-07-31

Como Citar

De portas abertas para o consumo: retórica da McDonald’s sob pressão. Signos do Consumo, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 84–97, 2019. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v11i2p84-97. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/151620.. Acesso em: 28 mar. 2024.