A orkutização das marcas: Disputas midiatizadas de distinção e pertencimento entre as classes sociais

Autores

  • Alhen Rubens Silveira Damasceno Universidade de São Paulo
  • Rafael Grohmann FIAM-FAM

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v6i1p108-124

Palavras-chave:

comunicação, classes, distinção, marca, orkutização

Resumo

O presente estudo visa entender como as classes estão em conflito no meio social e têm nas marcas o ápice dessas disputas distintivas midiatizadas. Tal fenômeno tem ligação com a distinção das marcas por um núcleo pequeno e elitista da sociedade versus a popularização por parte de uma camada que enxerga na aquisição das marcas de luxo um lugar ao sol na possibilidade de inserção e pertencimento dentro da sociedade. Buscamos compreender as relações de distinção e pertencimento e as classes.

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Biografia do Autor

  • Alhen Rubens Silveira Damasceno, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo sob a orientação da Profª Dra Clotilde Perez. Publicitário formado pela Universidade Federal do Ceará. Membro do GESC3 – Grupos de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA/USP. 

  • Rafael Grohmann, FIAM-FAM
    Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor do curso de Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário (Complexo Educacional FMU) e do curso de pós-graduação lato-sensu em Mídias e Redes Sociais da Universidade Anhembi Morumbi. Membro do Centro de Pesquisas em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP).

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Publicado

2014-06-03

Como Citar

A orkutização das marcas: Disputas midiatizadas de distinção e pertencimento entre as classes sociais. Signos do Consumo, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 108–124, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v6i1p108-124. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/101410.. Acesso em: 29 mar. 2024.