A práxis enunciativa na publicidade contemporânea: a tensão entre permanência e fugacidade nos rituais de compra, uso e posse

Autores

  • Eneus Trindade ECA-USP
  • Pedro Hellin Universidad de Murcia
  • Clotilde Perez ECA-USP
  • Paulo Lencastre Universidade Católica Portuguesa
  • Leandro Leonardo Batista ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v3i1p106-123

Palavras-chave:

Publicidade, marcas, vínculos de sentido, tendências de consumo

Resumo

Existem diferentes modos de presença do visível em nosso meio (LANDOWSKI, 2004), a publicidade se configura como uma manifestação privilegiada da sociedade contemporânea, baseada na sinestesia, na polifonia e na visualização dos conceitos de singularidade e exclusividade. Este feito está evidenciado pelo deslocamento do material do produto ou da organização, a favor da desmaterialização simbólica, erodindo o concreto com  a intenção de criar vínculos de sentido a partir da subjetividade para, com isso, estabelecer cumplicidade e identificação. A publicidade é uma presença efetiva, envolvente e intencionalmente acessível, criada como uma síntese da tensão entre  a promessa de permanência (objetivo estratégico de produtos e marcas) e  a fugacidade implacável característica do pragmatismo e o efêmero da oferta e a demanda contemporâneas. Neste contexto foram selecionados anúncios publicitários publicados nos últimos três anos nas principais revistas brasileiras, nas categorias de moda, tecnologia e alimentos, com mais de quinhentos exemplos. As categorias de produtos/marca foram selecionados a partir docritério de  volume e frequência de aparição. Por meio de uma metodologia teóricoempírica, os anúncios foram analisados semioticamente e comparados com os mecanismos de transferência de sentido a partir das reflexões de McCracken (2003), o que permitiu acompreensão de como se realizam os processos de significação das marcas a partir dos rituais de compra, uso e posse evidenciados nos anúncios. Adicionalmente, analisamos os resultados sobre tendências obtidos na  pesquisa do Observatório de Tendências doInstituto Ipsos (Brasil) e do Trend Report 2009/2010 do Instituto Trend Watching(Holanda). Há que se destacar que  nas expressões plásticas e textuais publicitárias encontramos reflexos da sociedade em suas diferentes manifestações, seus valores e suas pautas de conduta,  além de importantes índices para projetar previsões, o que reafirma a afirmação de que a publicidade é uma evidência privilegiada do mundo em que vivemos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eneus Trindade, ECA-USP
    Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atuando na graduação em Publicidade e Propaganda e no PPGCOM/USP. Pós-Doutor em Antropologia Visual pela Universidade de Aberta –Portugal. Editor da Revista Signos do Consumo.
  • Pedro Hellin, Universidad de Murcia
    Profesor Contratado Doctor. Imparte las asignaturas de Diseño de la Imagen Corporativa, y Sistemas y Procesos de la Publicidad y las Relaciones Públicas. Universidad de Murcia. Facultad de Comunicación y Documentación.
  • Clotilde Perez, ECA-USP
    Professora Livre-Docente em Ciências da Comunicação do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA/USP. Possui Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Múrcia-Espanha. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Administração pela PUC-SP. Docente do PPGCOM/ECA/USP na área de interfaces sociais da comunicação. Coordenadora dos Grupos de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo CNPq/ECA/USP.
  • Paulo Lencastre, Universidade Católica Portuguesa
    Doutor e Mestre em Ciências Econômicas Aplicadas, Marketing, pela Universidade Católica de Lovaine, Bélgica. Professor da Universidade Católica Portuguesa, Portugal. Professor convidado no ISCTE em Portugal e na ECA - USP
  • Leandro Leonardo Batista, ECA-USP
    Doutor em Comunicação Social pela University of North Carolina e Mestre em Propaganda pela University of North Carolina. Professor da ECA - USP junto a graduação em Publicidade e ao PPGCOM. Líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas dos Efeitos da Comunicação da USP.

Downloads

Publicado

2011-06-16

Como Citar

A práxis enunciativa na publicidade contemporânea: a tensão entre permanência e fugacidade nos rituais de compra, uso e posse. Signos do Consumo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 106–123, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v3i1p106-123. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50004.. Acesso em: 20 abr. 2024.