Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN

Autores

  • Maria Angela Pavan UFRN
  • Denise Leal Martins UFRN

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v4i2p165-179

Palavras-chave:

tatuagem, consumo, comunicação, identidade e cultura

Resumo

Jack Daniel’s, Salvador Dali e Jack Nicholson, Alex DeLarge do filme Laranja Mecânica e Night Elf do jogo virtual War of Craft. Todos esses elementos tem mais em comum do que o tocante a mídia visual e audiovisual, são as tatuagens dos entrevistados da pesquisa “Memória da pele e histórias de consumo: marcas e produtos tatuados no corpo” da UFRN, que resultou no vídeo-documentário“Pela Pele: Technicolor em gotas . Todos são potiguares (nascidos em Natal/RN) por nascimento ou por adoção e trazem no corpo o sinal do afeto com sua identificação. Este artigo pretende fazer uma reflexão do processo de construção do vídeo documentário e análise das entrevistas transcritas, com vistas ao entendimento identitário instaurado nas tatuagens. Iniciamos com uma abordagem teórica sobre as definições e conceituações de identidade em Hall (2000), Breton (2009) e Maffesoli (2000). Refletimos a partir de Canevacci (2008 – 2010) Appadurai (2004) os estudos dos fenômenos comunicação e cultura e de mediação sígnica do consumo por meio de suas marcas na vida afetiva das pessoas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Angela Pavan, UFRN
    Professora do Departamento de Comunicação e da Pós Graduação em Estudos da Mídia da UFRN, vice coordenadora do grupo de estudos Pragma– Pragmática da Comunicação e Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania da UFRN e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem e Narrativas da UNESP.
  • Denise Leal Martins, UFRN

    Orientanda de IC da UFRN. Cursou Comunicação na UFRN e é membro do grupo de estudos Pragma– Pragmática da Comunicação e Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania da UFRN – CNPq.

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN. Signos do Consumo, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 165–179, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v4i2p165-179. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50871.. Acesso em: 18 abr. 2024.