A regulação na publicidade de cervejas junto ao público adolescente: problemáticas e caminhos da pesquisa comunicacional

Autores

  • Eneus Trindade ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v4i2p214-236

Palavras-chave:

publicidade, marcas, cerveja, regulação, consumo, mediatização

Resumo

Este trabalho refere-se à discussão sobre as problemáticas de pesquisa do projeto integrado Cerveja, Publicidade, Regulação e Consumo: o olhar da comunicação sobre as marcas de cervejas contemporâneas e suas implicações na vida social de adolescentes, financiado pelo CNPq e realizado no âmbito do GESC3/CNPq/USP. A perspectiva de trabalho conjuga aspectos da regulação e regulamentação do consumo de bebidas alcoólicas, cerveja especificamente, com o estudo de recepção, sobre os conteúdos e os efeitos de impacto de percepção dos elementos das campanhas publicitárias, como também inclui o olhar sobre da circulação de mensagens do setor entre os sujeitos investigados nas mídias sociais. O trabalho busca ainda a análise e crítica da trajetória das marcas de cerveja em seus discursos (conceitos e temas de campanhas). Tal abordagem visa apontar outros caminhos para o debate nacional sobre o assunto.

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Biografia do Autor

  • Eneus Trindade, ECA-USP
    Professor Livre-Docente do Curso de Publicidade e Propaganda da ECA/USP, Vice-coordenador do PPGCOM/USP, Líder do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3/ CNPq/USP) e Presidente da ABP2- Associação Brasileira de Pesquisadores em Publiciadade.

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Publicado

2012-12-04

Como Citar

A regulação na publicidade de cervejas junto ao público adolescente: problemáticas e caminhos da pesquisa comunicacional. Signos do Consumo, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 214–236, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v4i2p214-236. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50874.. Acesso em: 29 mar. 2024.