Efeito Benjamin Button: a figura do idoso na representação da identidade de marcas contemporâneas

Autores

  • Flavia Igliori Gonsales Business School São Paulo
  • Sandra Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v5i1p50-69

Palavras-chave:

identidade de marca, símbolo gráfico, redesign, idoso, rejuvenescimento

Resumo

As marcas contemporâneas, além de identificar e diferenciar produtos e serviços, são capazes de estabelecer vínculos afetivos com seus públicos. No aspecto visual, as marcas manifestam sua identidade por meio de diversos elementos expressivos, entre eles o identificador visual nominativo (logotipo) e simbólico (símbolo, cor e grafismo). Neste artigo, foram analisadas quatro marcas populares e com décadas de existência, que utilizam a figura do idoso como elemento simbólico da identidade, figura que passou por sucessivos redesenhos a fim de causar um rejuvenescimento na imagem de marca - processo que pode ser denominado como efeito Benjamin Button (efeito BB).

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Biografia do Autor

  • Flavia Igliori Gonsales, Business School São Paulo

    Graduada e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Celacc (ECA-USP). É professora de gestão de marcas em cursos de pós graduação da BSP - Business School São Paulo.

  • Sandra Souza, Universidade de São Paulo
    Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA USP onde atua como docente e pesquisadora desde 1981, no curso de Comunicação Social, habilitação Propaganda e Publicidade. Lidera o GEIC, Grupo de Estudos da Imagem em Comunicação, e integra a Comissão de Estudo Especial da ABNT-CEE168 para Símbolos Gráficos.

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Publicado

2013-06-21

Como Citar

Efeito Benjamin Button: a figura do idoso na representação da identidade de marcas contemporâneas. Signos do Consumo, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 50–69, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v5i1p50-69. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/70464.. Acesso em: 28 mar. 2024.