Um breve levantamento sobre o consumo na Grécia: 1960-2010

Autores

  • Emmanouel Heretakis Universidade de Atenas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v5i1p128-145

Palavras-chave:

mercados mundiais, taxa de crescimento, mídia, publicidade, desregulamentação, cultura de consumo, estilo de vida, cultura visual

Resumo

O avanço neoliberal desregulamentado das lógicas produtivas dos sistemas de comunicação de massa foi uma realidade extrema para um grande número de países na última parte (se não antes) da década de 1980. Ao mesmo tempo, o fato de que as pessoas estavam sendo gradualmente persuadidas (com a ajuda da crescente presença publicitária) a incrementar seu consumo de mercadorias foi uma parte essencial da estrutura geral da economia, sublinhando o consumismo como uma consequência necessária na composição das sociedades modernas. Quase todo mundo estava feliz. Foi uma situação onde se passou da pobreza à riqueza. No final da década passada, a situação já era completamente diferente. A situação financeira e do universo da mídia é completamente diferente daquela vivenciada na década de 1980. Poder-se-ia dizer que vivenciamos uma situação de passar da riqueza à pobreza para um número significativo de países, incluindo Itália, Irlanda, Espanha e Portugal. A Grécia foi o país onde as dificuldades financeiras foram mais evidentes; potencialmente outros países seguiram esse caminho. As cruciais mudanças que têm acontecido fazem sentir a urgência de repensar e redesenhar as práticas e conceitos que se consideravam estáveis por várias décadas. Neste artigo apresentaremos um quadro histórico de 1960 a 2010 das relações mídia e consumo na Grécia, tendo como principal objetivo discutir: os sentidos do consumo na Grécia; ascenção e queda dos investimentos publicitários no país, buscando oferecer um panorama que leve à reflexão sobre o contexto atual vivido na realidade grega.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emmanouel Heretakis, Universidade de Atenas
    Professor Associado da Faculdade de Comunicação e Mass Media, da Universidade de Atenas, Grécia.

Downloads

Publicado

2013-06-21

Como Citar

Um breve levantamento sobre o consumo na Grécia: 1960-2010. Signos do Consumo, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 128–145, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v5i1p128-145. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/70468.. Acesso em: 29 mar. 2024.