Para além da erudição e do método: Álvaro Lins e Carpeaux

  • Eduardo Cesar Maia Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A admiração mútua entre os críticos Álvaro Lins e Carpeaux transcendeu o campo das afinidades literárias e intelectuais. A amizade, que nasceu a partir da relação epistolar, tornou-se mais forte com a convivência, intensificada com o trabalho jornalístico de ambos no Correio da Manhã e, principalmente, com o intercâmbio de ideias que estabeleceram. Tendo como fonte as reflexões do crítico pernambucano sobre Carpeaux e sua obra, desenvolve-se algumas ideias a respeito do pensamento de ambos, sobre o tema do exílio do intelectual austríaco e sua tão propalada (e mal-compreendida) erudição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Cesar Maia, Universidade Federal de Pernambuco

Professor de Comunicação Social na Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Teoria da Literatura pela mesma instituição. Publicou o livro Conversas no café e, como organizador, os livros Álvaro Lins: sobre crítica e críticos e Álvaro Lins: sete escritores do Nordeste.

Publicado
2020-04-01
Como Citar
Maia, E. (2020). Para além da erudição e do método: Álvaro Lins e Carpeaux. Teresa, 1(20), 119-137. https://doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2020.154942
Seção
Retratos e leituras