Movimento ao interior da personagem: fissuras na tensão mínima em "Caetés", de Graciliano Ramos

Autores

  • Pedro Barbosa Rudge Furtado Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Maria Célia de Moraes Leonel Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2018.143952

Palavras-chave:

Graciliano Ramos, Romance de costumes, Introspecção

Resumo

O objetivo do presente artigo é assinalar o surgimento, mesmo que embrionário, da introspecção em Caetés, característica marcante em obras posteriores de Graciliano Ramos. Trata-se de ampliar o modo como a crítica tem avaliado essa narrativa e a produção do autor, considerando a primeira, muitas vezes, apenas como romance de costumes, analisando o início da presença do mergulho introspectivo somente em livros que vieram depois. Fazendo uso de alguns textos da fortuna crítica do livro e estudos sobre o nosso romance, mostramos como Caetés movimenta-se entre a tensão mínima e a interiorizada, alterando a sua forma/conteúdo dependendo do momento narrativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Barbosa Rudge Furtado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) campus de Araraquara. Mestre (2017) pelo mesmo programa e instituição. Ênfase na linha de pesquisa denominada "Teorias e críticas da narrativa", com foco, em especial, na Literatura Brasileira do século XX. Graduado pela mesma universidade no ano de 2013.

  • Maria Célia de Moraes Leonel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Possui graduação em Letras pela Fundação Dom Aguirre (1968), mestrado em Letras Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Letras Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1985). É livre-docente (1998) (UNESP) e professor titular (2007) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teorias e crítica da narrativa, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: narrativas brasileiras, modernismo brasileiro, prosadores brasileiros como Guimarães Rosa, Machado de Assis, Graciliano Ramos etc), teorias e crítica da narrativa, literatura e história. Docente e orientadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da FCL/UNESP-Araraquara.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Movimento ao interior da personagem: fissuras na tensão mínima em "Caetés", de Graciliano Ramos. (2018). Teresa, 1(19), 195-210. https://doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2018.143952